12
abril

Você precisa saber sobre isso! Quedas de energia, o que fazer quando acontecer.

O que é uma queda de energia elétrica?

Uma queda de energia é quando há um interrupção do fornecimento de energia elétrica em algum ponto da rede, onde um determinado local para de receber energia por alguma razão. 

Antes de tomar alguma atitude é importante entender o que está acontecendo pois para cada tipo de queda de energia deve-se buscar por uma tipo de ajuda.

VEJA NOSSO INFOGÁRAFICO ILUSTRATIVO AO FINAL DO TEXTO

Oque você deve observar:

-Os meus aparelhos elétricos não ligam:

Não necessariamente existe uma queda de energia, pode ser apenas um dano no aparelho, para isto basta testá-lo em outras tomadas e diferentes saídas elétricas do local.

-Cômodo sem energia:

Nesse caso há um local da edificação que não consegue receber energia elétrica, porém outros locais do ambiente recebem. Aqui é necessário observar se o circuito desse ambiente está desligado, ou seja, se o disjuntor está desarmado.

Caso sim, basta rearmá-lo no seu quadro. Se essa ação não resolver, ou ainda, esse circuito continuar sendo desarmado automaticamente pode ser algum dano nos cabos locais ou de dimensionamento da sua demanda elétrica.

Para essa situação é fundamental solicitar aos serviços de uma empresa especializada em instalações elétricas com eletricistas habilitados  ou profissional de infraestrutura.

-Edifício sem energia:

Esse caso é o mais comum, quando uma casa inteira ou prédio não recebe energia elétrica.

É preciso solicitar que um profissional da área elétrica faça uma vistoria no local para tomar as devidas providências, muitas vezes o que acontece é uma queda  em uma região onde o edifício está localizado, mas caso note que apenas a estrutura local está  sem energia e necessário recorrer a um profissional.

As possíveis causas para ocorrer uma falta de energia.

Você conhece quais os fatores que causam uma queda de energia? Veja aqui abaixo os mais comuns:

-O clima:

As principais causas por trás de uma queda de energia são intemperes climáticas, ou seja, chuvas e ventos fortes. Esses fatores são bem conhecidos, responsáveis por mais de 40% das quedas elétricas!

-Danos direto na fiação ou fonte elétrica:

Galhos de árvores em fios elétricos, cabos de eletricidade danificados, danos nos postes de eletricidade ou, até mesmo, um problema técnico  em algum dos equipamentos que alimentam o sistema elétrico local, como os transformadores, geradores, nobreaks ou painéis elétricos.

Curiosidade: A Exsergia já atendeu chamados emergenciais de quedas de energias em cabines primárias devido a animais! Isso mesmo, pequenos animais como ratos podem causar curtos-circuitos em instalações elétricas.

-Infiltrações:

Sim, infiltrações podem afetar o sistema de eletricidade de um ambiente. Elas podem ocorrer devido às chuvas ou problemas no sistema hidráulico de uma edificação.

Caso essas infiltrações ocorram próximos a tomadas ou outras zonas com quadros e cabos elétricos , é necessário a solicitação imediata de uma empresa especializada em serviço de infraestrutura e manutenção para prevenir que a energia elétrica do lugar não seja afetada, evitando acidentes gravíssimos.

Lembre-se água e eletricidade não combinam , são um risco para as pessoas que frequentam o ambiente.

-Falta de manutenção:

Essa causa é considerada uma das mais evitáveis pois basta observar o planejamento anual de manutenção e solicitar uma manutenção preventiva da sua rede elétrica e hidráulica. Assim a probabilidade de que haja uma queda de energia por danos locais é muito alta.

Lembre-se: o custo de realizar manutenções preventivas periódicas em cabines primárias, quadros e equipamentos elétricos, é muito menor que pagar por manutenções corretivas e chamados emergências.

Sem contar custos tangíveis de lojas, mercados, empresas fechadas e paradas; além dos intangíveis: tempo, vidas, imagem da marca, perda de clientes, entre outros.

Outras causas: Fatores como atraso no pagamento da conta de energia, manutenção periódica da rede distribuidora e outras razões adversas podem estar por trás desse evento.

Como ter certeza da causa da sua queda de energia? Chame um profissional especialista da Exsergia
Quais manutenções eu preciso fazer? Entre em contato com o time da Exsergia para saber mais! Ou clique aqui

Existem períodos mais comuns para ocorrer uma queda de energia?

Pode parecer óbvio que durante uma ventania ou chuva intensa possa causar uma queda de energia, porém em cada parte do país existe uma frequência diferente para as chuvas. Observe na sua região quais os períodos de chuva e se baseie também no clima recorrente do dia-a-dia para não ser  pego de surpresa.

Como evitar interrupções de energia

Algumas boas práticas para garantir a segurança dos seus equipamentos e das atividades da sua empresa durante uma queda de energia são:

Manutenção preventivas:

Como já mencionada anteriormente, pode garantir que sua rede elétrica local esteja protegida e bem estruturada mesmo durante um apagão.

-Use NoBreaks:

Locais como hospitais, clínicas e bancos podem ter  perdas muito significativas em casos de apagões. Imagine, por exemplo, aparelhos hospitalares de UTI desligados em quedas de energia. Não só esses ambientes estão em risco, como todas as empresas/comércios que dependem de um  sistema elétrico para continuar em operação.

Os NoBreaks  são uma ótima opção para que não ocorra interrupção nenhuma quando há a queda de energia, além de garantir algumas horas de abastecimento de energia.

Saiba mais sobre NoBreaks e UPS: nesse link

Geradores:

Em caso prolongado e recorrente de falta de energia o mais adequado para uma empresa é ter sua própria fonte de energia.

Geradores são o equipamento ideal e garantem uma maior segurança no abastecimento de energia, já que toda fonte de energia está em um único local, uma queda de energia elétrica externa não afetará a empresa.

Lembre-se: em falta de energia o gerador assumirá o abastecimento, entretanto, haverá uma que momentânea de energia na edificação. Para evitá-la, sempre é bom possuir em sua instalação Nobreaks para manter o funcionamento até a entrada dos geradores.

Manutenção dos equipamentos: é importante salientar que os equipamentos também devem ter uma manutenção adequada.

Um profissional da área elétrica e/ou mecânica deve avaliar as condições do equipamento e ele irá estimar o tempo necessário para fazer uma próxima manutenção, é fundamental respeitar esse prazo para a segurança da rede e de todos que frequentarem o local.

O que fazer para garantir a segurança das pessoas que estão presentes durante uma queda de energia?

  • Desligue e tire os aparelhos da tomada para evitar um danos.
  • Caos veja um vazamento próximo a tomadas ou lâmpadas, desligue a chave geral e chame por um profissional.
  • Mantenha-se longe de saídas elétricas durante as oscilações de energia, espere que a rede se estabilizar.
  • Caso note uma frequência nas faltas de energia exclusivamente na edificação onde está, chame um profissional para avaliar sua rede elétrica.

Lembre-se que uma queda de energia é um acontecimento que precisa de atenção e toda uma instalação poderá ser prejudicada então tenha atenção e permaneça com as vistorias em dia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais

Fale conosco