Blackout: Os apagões mais marcantes do Brasil e do Mundo
Imagine ficar 5 horas sem energia elétrica em uma residência ou empresa, ou até dias, agora amplie esses os infortúnios dessa situação para âmbito nacional. Os incontáveis prejuízos que esse evento pode trazer é algo inimaginável, porém já aconteceu e diversas vezes. Confira a seguir os maiores apagões da história do Brasil e do Mundo.
Sobre os apagões/ blackouts
Uma queda de energia é um evento comum a diversas pessoas, além de ser inconveniente traz diversos prejuízos, desde parada de atividades e equipamentos até prejuízos irreversíveis em empresas, hospitais e pessoas.
Riscos que uma queda de energia pode trazer
A Exsergia já escreveu sobre os riscos que uma queda de energia pode trazer a uma edificação, clique aqui e saiba o que fazer quando isso acontecer.
O perigo que uma parada de energia pode causar é proporcional ao nível de risco que um negócio ou empresa apresenta em seus serviços.
Condomínios e residenciais
Os prejuízos mais graves que uma queda de energia pode proporcionar são falhas nos equipamentos e no sistema elétrico do local, além da parada de aparelhos elétricos e eletrodomésticos.
Empresas e comércios
Uma queda de energia no setor comercial ou empresarial coloca em risco muitos documentos e informações que podem estar em trânsito durante esse evento.
Indústrias e Bancos
Para instituições financeiras as transações comerciais não podem parar, assim como nas industrias com a linha de montagem. Uma interrupção súbita pode causar danos irreversíveis em reação em cadeia.
Hospitais
Com o risco de vida, hospitais e clínicas tem a obrigatoriedade de ter uma fonte independente de energia para caso ocorra uma queda elétrica. Clique aqui e leia mais.
Clique aqui e confira como um gerador pode ser seu equipamento de segurança.
Os maiores apagões do mundo
Cientes dos riscos de uma queda elétrica, confira abaixo quais foram os apagões mais impactantes da história.
Argentina 2006
228 mil pessoas ficaram no escuro por conta de um incêndio em uma subestação de um dos principais sistemas elétricos de Buenos Aries, deixando a população com cerca de 24 horas sem eletricidade. Confira a matéria aqui.
Estados Unidos e Canadá 2003
Os países do hemisfério norte ficaram quase 30 horas sem eletricidade, além de estarem expostos a diversos problemas decorrentes desse evento. Mais de 35 fábricas de diversos setores pararam seu funcionamento e cerca de 50 milhões de pessoas foram afetadas.
Acesse a notícias pelo arquivo da BBC News aqui.
Indonésia 2005
Com cerca de 100 milhões de habitantes ficaram desprovidos de energia elétrica no país, metade da população ficou no breu por conta de uma avaria no sistema de transmissão de usina elétrica que abastecia boa parte do país. A usina de Java foi a primeira prejudicada e logo outras demais foram afetadas em efeito cascata.
Índia 2012
Um dos países mais populosos do mundo já ficou sem eletricidade em um dos maiores apagões da história. Três das principais redes de distribuição do país foram danificadas, deixando metade da população sem eletricidade, mais de 700 milhões de indianos.
O evento durou das 13:00 até as 19:00, parando funcionamento de indústrias, linhas de trem e diversos serviços essenciais.
Apagões nacionais: As vezes em que o Brasil ficou a luz de velas
O Brasil não fica de fora desse tipo de evento, apagões no território nacional já foram noticiados diversas vezes e são relativamente frequentes. Confira abaixo os maiores apagões brasileiros.
1999
Cerca de 60% do território nacional ficou no escuro após uma descarga elétrica atingir uma subestação de uma companhia energética importante no estado de São Paulo. As regiões do Sul, suldeste e Centro-oeste foram afetadas além do norte do Paraguai que recebia eletricidade do Brasil. 76 milhões de pessoas foram afetadas.
2011
47,7 milhões de pessoas afetadas e cerca de 90% do nordeste desprovido de energia elétrica, todos foram efeitos de uma falha na subestação localizada no município de Jatobá na divisa entre Bahia e Pernambuco.
2009
Um dos maiores apagões do Brasil, com 18 estados isentos de fornecimento elétrico, o apagão de 2009 foi um dos maiores do século. Uma tempestade causou uma falha no sistema de transmissão elétrica da principal usina de energia do país. Além da ausência completa de energia elétrica outras 14 federativas ficaram parcialmente no breu e 90% do território do Paraguai também ficou no escuro.
Como se prevenir durante blackout/ apagões
A Exsergia tem um artigo inteiro dedicado às medidas de prevenção contra apagões e quedas de energia, confira aqui
Abaixo está nosso infográfico com as melhores alternativas para se assegurar durante uma queda de energia
Outros serviços
Lembre-se que melhor do que corrigir problemas, é garantir que sua empresa esteja funcionando da melhor maneira, sem risco de novos incidentes devido à falta manutenção preventiva e preditiva para sistemas elétricos — isso, além de evitar transtornos, vai diminuir custos, pois evita ações corretivas.
Se sua empresa precisa de locação de gerador, ou qualquer tipo de serviços de engenharia elétrica, seja soluções para novas obras ou para problemas no sistema elétrico, contate a Exsergia.
Na Exsergia você encontra venda e locação de geradores de energia de 6 a 2.500 kVA, além de profissionais qualificados e todos os acessórios necessários para garantir um excelente atendimento.
Oferecemos todo o tipo de suporte, seja emergencial ou não.
Entre em contato conosco
Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (13) 3219.1206 | (13) 99794-0005, nos envie uma mensagem no WhatsApp, fale por e-mail ou aqui pelo site.
A Exsergia, localizada em Santos – São Paulo, e tem sua filial na Cidade de Miranda, em Mato Grosso do Sul/MS, com serviços de infraestrutura, serviços de engenharia, manutenção preventiva, preditiva, corretiva e emergencial para sistemas elétricos e locação de geradores. Nossos serviços atendem todo o Brasil.