19
dezembro

Qual o melhor gerador para sua empresa? Saiba como escolher

Ter um gerador de energia elétrica na sua empresa — seja ela de pequeno, médio ou grande porte — traz segurança e autonomia elétrica. Isso significa que qualquer problema com a rede de fornecimento de energia não atrapalhará o funcionamento da empresa. Seja devido a manutenções programadas ou interrupções inesperadas, como as causadas por tempestades, por exemplo, situação bastante comum na época do verão. No entanto, “stand by” não é a única forma que um gerador de energia pode atuar. Ele serve também para complementar a energia fornecida pela rede elétrica e, também, para ajudar a empresa a diminuir os custos com a conta de luz.

Mas qual é o gerador ideal para sua empresa? Você sabe responder essa questão? Tão importante quanto contar com um gerador de energia, é escolher o modelo ideal para a necessidade de cada empresa. É sobre isso que se trata o texto de hoje. Entenda as opções disponíveis no mercado e escolha a que melhor vai suprir a demanda. Confira!

Quais são os tipos de gerador de energia?
Para alimentação contínua de energia
Para fornecimento em horários determinados
Para interrupções inesperadas de energia
Como escolher o ideal para sua empresa?
Reposição da energia do gerador
Qual é a demanda de carga elétrica da sua empresa?

Quais são os tipos de gerador de energia?

O gerador de energia é sempre uma fonte de energia que serve para diferentes necessidades, diferentes nichos de mercados. Para atender melhor cada especificidade, existem modelos diferentes, que desempenham melhor em funções diferentes. Veja quais são:

 

Para alimentação contínua de energia

Nesse caso, o gerador irá funcionar todo momento para suprir a falta de uma rede elétrica — o que pode acontecer em locais mais remotos, como plataforma para retirar petróleo ou para extração em minas. No entanto, serve também para complementar a energia elétrica oferecida pela rede.

 

Para fornecimento em horários determinados

Em horários de pico, o uso da energia elétrica fica mais caro. Já pensou que sua empresa pode economizar ao usar o gerador de energia nesses momentos? Como fonte de energia principal, o gerador pode substituir completamente a energia oferecida pela rede de distribuição.

 

 

Para interrupções inesperadas de energia

Esse é o motivo mais conhecido: deixar o gerador de energia de stand by para ser usado em caso de necessidade, quando faltar energia.

 

Como escolher o ideal para sua empresa?

Diante dessas opções, você conseguiu identificar qual é a que tem mais a ver com a sua empresa? Senão, confira algumas perguntas que podem te ajudar a identificar.

  • Primeiro, você busca geradores para serem a única fonte de energia ou apenas para ficarem como um plano B no caso de interrupções?
  • Quanto tempo o gerador deverá funcionar ininterruptamente? Quantas horas você estima que os geradores deverão funcionar por dia?
  • Quais riscos os equipamentos correm com a falta de energia?

Respondendo a essas perguntas, você pode escolher entre um gerador que se manterá ligado por 8, 12 ou 24 horas. É nisso que se baseia a escolha do gerador, mas também o planejamento de manutenções.

Além disso, o tempo que se manterá ligado, sem que consuma muita energia, depende da potência do motor. Forçar um gerador além da capacidade pode gerar custos maiores que o planejado e danificar o equipamento.

 

Reposição da energia do gerador

Existe geradores que precisam de um operador para fazer a transferência de energia após o equipamento ser utilizado. Esse caso é mais indicado para geradores que ficam em modo stand by.

Por outro lado, existem os geradores de energia que fazem a transferência de energia de forma automática e muito rapidamente, sem a necessidade de um operador.

 

Qual é a demanda de carga elétrica da sua empresa?

Entenda tudo o que utiliza energia dentro da empresa, desde a iluminação até os maquinários. Quando paramos para pensar, muitos processos dependem de energia elétrica: comunicação, climatização, forno, frigorífico, etc.

Entendendo isso, você sabe qual é a potência elétrica necessária para um gerador conseguir suprir a demanda.

Para fazer isso, é preciso ser minucioso. Especificar as informações de cada aparelho que usa energia para que o gerador consiga dar conta.

Independentemente da necessidade, optar pela locação de geradores é muito mais simples, pois você estará terceirizando todos esses pontos citados acima. Além do mais, contar com a visão de um profissional sempre traz mais segurança. E, caso as necessidades da sua empresa mudem, é muito mais fácil fazer a substituição do gerador. Diferentemente da compra, uma vez que o investimento nesse tipo de equipamento é alto.

 

Conheça a Exsergia e saiba mais sobre locação de geradores

Você encontrará venda e locação de geradores de energia de 6 a 2.500 kVA, além de profissionais qualificados e todos os acessórios necessários para garantir um excelente atendimento.

Bem como a instalação do SPDA em seu estabelecimento, desde o projeto inicial até a implantação final. Nossa empresa também realiza laudos de funcionalidade do sistema, manutenções e entre outros serviços.

Se sua empresa precisa de serviços de engenharia elétrica, seja soluções para novas obras ou para problemas no sistema elétrico, contate a Exsergia.

A Exsergia oferece todo o tipo de suporte, seja emergencial ou não. Atendemos a todos os estados do Brasil, trazendo soluções para todas a filiais de uma empresa.

Entre em contato

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (13) 3219.1206 | (13) 99794-0005, nos envie uma mensagem no WhatsApp, fale por e-mail ou aqui pelo site.


A Exsergia, localizada em Santos – São Paulo, e tem sua filial na Cidade de Miranda, em Mato Grosso do Sul/MS, com serviços de infraestrutura, serviços de engenharia, manutenção preventiva, preditiva, corretiva e emergencial para sistemas elétricos e locação de geradores. Nossos serviços atendem todo o Brasil.

Fale conosco