A instalação elétrica em hospitais necessita cuidado redobrado. Entenda suas particularidades e não ponha pacientes em risco.
Hospitais e sistemas de saúde requerem um projeto elétrico industrial especial. São normas, sistemas de alimentação e sistemas de proteção específicos para a infraestrutura elétrica hospitalar.
A instalação elétrica hospitalar está relacionada a equipamentos presentes em hospitais e clínicas que precisam de um cuidado especial não apenas na hora do projeto e instalação, mas também para manter a manutenção preventiva e preditiva de sistemas elétricos de forma periódica dessa instalação.
Como toda a instalação elétrica, ela deve ser feita de forma adequada para evitar riscos aos operadores e aos usuários, seguindo as normas vigentes. No texto de hoje falaremos sobre algumas dessas normas, essenciais para o projeto elétrico hospitalar, confira.
Quais normas regularizam os serviços de engenharia elétrica em hospitais?
Além de cuidar da segurança de operários e usuários, as instalações elétricas hospitalares também evitam distúrbios que poderiam provocar o mau funcionamento e até o desligamento de aparelhos vitais para o paciente.
As falhas nos aparelhos hospitalares podem acarretar erros nos diagnósticos, colocando em risco a vida dos pacientes e a qualidade do hospital.
Normas internacionais
A série de normas internacionais IEC 60364 e 60601 falam sobre a construção segura das instalações elétricas em ambiente hospitalar, determinando sua segurança e eficácia através de condições mínimas de desempenho. As normas internacionais são a base para as normas nacionais.
Normas nacionais
A NBR 5410 é a norma mais relevante para instalações elétrica, que estipula as condições ideais para o funcionamento seguro de instalações de baixa tensão — até 1000V em tensão alternada.
Para instalações elétricas para ambientes hospitalares há normas específicas da ABNT e a NBR 13534 — que é sobre instalações elétricas para estabelecimentos assistenciais de saúde.
Geradores de energia
Locais como hospitais precisam prever formas alternativas para o fornecimento de energia em caso de queda no sistema elétrico hospitalar principal.
Setores críticos como UTI e centro cirúrgico são os principais exemplos quando falamos que um hospital precisa manter um gerador de energia como plano b. Seja na locação de geradores ou na compra, a manutenção desses equipamentos também é um ponto que deve ser priorizado.
A falta de manutenção traz riscos para o local, não apenas de falhar quando mais precisar, mas de causar acidentes. Por exemplo, como aconteceu no o Rio de Janeiro, no Hospital Badim foi atingido por incêndio, que acabou causando a morte de 14 pessoas, e ferimentos em 77 pacientes e 20 colaboradores. A polícia identificou que o incêndio começou no gerador, localizado no subsolo da unidade.
Conheça a Exsergia para projeto elétrico hospitalar completo
Para projeto e instalação de sistema elétrico hospitalar, contate a Exsergia. Oferecemos também locação de geradores para esses locais, bem como a manutenção preventiva e corretiva de todo o sistema elétrico. Temos compromisso em proteger vidas, evitando acidentes e mal funcionamento de sistema elétrico.
Entre em contato conosco
Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (13) 3219.1206 | (13) 99794-0005, nos envie uma mensagem no WhatsApp, fale por e-mail ou aqui pelo site.
Nossos serviços:
Locação de gerador, ou qualquer tipo de serviços de engenharia elétrica, seja soluções para novas obras ou para problemas no sistema elétrico é com a Exsergia.
Na Exsergia você encontra venda e locação de geradores de energia de 6 a 2.500 kVA, além de profissionais qualificados e todos os acessórios necessários para garantir um excelente atendimento. Oferecemos todo o tipo de suporte, seja emergencial ou não.
Atendemos a todos os estados do Brasil, trazendo soluções para todas a filiais da sua empresa. Como a instalação do SPDA em seu estabelecimento, desde o projeto inicial até a implantação final. Nossa empresa também realiza laudos de funcionalidade do sistema, tudo visando a NBR 5419, norma que regulamenta esse tipo de equipamento no Brasil, atualizada em 2015.
As cabines primárias são a interface entre o sistema de distribuição de alta ou média tensão, e os consumidores.
As cabines primárias normalmente são indicadas a clientes com demanda superior à 75kW. A principal vantagem da instalação desses equipamentos está na economia de energia elétrica, já que pode chegar até 30% no valor final da fatura.
Lembre-se que melhor do que corrigir problemas, é garantir que sua empresa esteja funcionando sempre da melhor maneira, sem risco de novos incidentes devido à falta manutenção preventiva e preditiva para sistemas elétricos — isso, além de evitar transtornos, vai diminuir custos, pois evita ações corretivas.
A Exsergia, localizada em Santos – São Paulo, e tem sua filial na Cidade de Miranda, em Mato Grosso do Sul/MS, com serviços de infraestrutura, serviços de engenharia, manutenção preventiva, preditiva, corretiva e emergencial para sistemas elétricos e locação de geradores. Nossos serviços atendem todo o Brasil.