Conheça os tipos de manutenção elétrica e saiba qual é a melhor para sua empresa
As manutenções fazem parte da rotina de empresas, algumas delas têm a ver com a instalação elétrica do local, seja indústria, comércio ou condomínios. Tais manutenções têm um custo e, quanto pior a situação, maior o valor. No entanto, existem maneiras de tornar esse custo menor, em alguns casos, a melhor opção é a manutenção preventiva e preditiva para sistemas elétricos, pois prevenir um problema é sempre mais barato do que corrigir um problema, como quebra ou defeito, e até mesmo ter que fazer a substituição de algum equipamento e instalação.
Ao todo, são três tipos principais de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva, cada uma delas atende um tipo de necessidade. Uma empresa, por exemplo, pode usar os três tipos para situações deferentes.
Conheça agora as características de cada tipo e quando usar cada um!
1 – Manutenção elétrica corretiva
A manutenção corretiva é o jeito mais básico de manutenção: espera o defeito ou a quebra acontecer e, então, aciona uma empresa para consertar. Esse é o modelo mais caro de manutenção, uma vez que pode ocorrer a necessidade de substituir peças, instalações ou até mesmo todo o equipamento.
Esse formato acaba diminuindo a vida útil dos equipamentos, máquinas e/ou instalações. Além disso, é um quadro imprevisível, pode acarretar paralisações em qualquer momento, comumente momentos inoportunos de maior produção, ou quando os prazos estão menores, entre outras situações. Também é comum acontecer em comércios, o que acabaria prejudicando fechar o local em momento de movimento.
Tecnicamente falando, a equipe avaliará minuciosamente o sistema para identificar o motivo do problema e encontrar a solução mais rápida e viável para a situação.
Apesar de todos esses contras, não há um meio de evitar completamente esse tipo manutenção, mas o ideal é evitar esse cenário ao máximo. Por outro lado, a manutenção corretiva pode acontecer de uma maneira menos urgente quando há a manutenção preventiva e preditiva, pois a equipe identificará indícios de um problema no sistema ou equipamento. Nesses casos, a avaria também tende a ser menor.
2 – Manutenção elétrica preventiva
Essa é uma maneira de evitar custos maiores, se antecipando e fazendo manutenções preventivas, que identificará o problema quando é pequeno e é mais fácil e mais barato consertar.
E, mesmo que seja necessário fazer uma manutenção corretiva, isso é realizado de maneira planejada, de uma forma que não interrompa as tarefas do local.
Nesse caso, a equipe verificará o funcionamento dos equipamentos instalados, fiações e desgastes no geral.
3 – Manutenção elétrica preditiva
Esse tipo de manutenção é indicado para o setor industrial, pois o funcionamento do maquinário é monitorado a fim de adquirir dados que proporcionem uma avaliação precisa ao longo do tempo.
Esse monitoramento fornece subsídios para realizar adaptações e melhoras baseadas no desempenho e condição do equipamento e sistema. É instalado um software com um teto de degradação do equipamento, quando chega a esse nível, a equipe é avisada e programa uma avaliação para entender a necessidade do equipamento e tomar as devidas providências.
Com esse tipo de manutenção, a vida útil dos equipamentos é estendida, o que acaba diminuindo os custos da empresa ao evitar troca de maquinários e peças caras.
Engenharia da manutenção
Inserir a engenharia da manutenção nos planos da empresa traz benefícios e vantagens econômicas, bem como de produção.
Esse tipo de serviço visa melhorar o desempenho antes que qualquer problema ou mal funcionamento se torne crônico. Além disso, faz uso das melhores tecnologias para melhorar o desempenho diário da indústria e colocá-la com vantagem competitiva no mercado.
Conheça a Exsergia e tenha o melhor da manutenção elétrica na sua empresa
Lembre-se que melhor do que corrigir problemas, é garantir que sua empresa esteja funcionando sempre da melhor maneira, sem risco de novos incidentes devido à falta manutenção preventiva e preditiva para sistemas elétricos — isso, além de evitar transtornos, vai diminuir custos, pois evita ações corretivas.
Outros serviços
Atendemos a todos os estados do Brasil, trazendo soluções para todas a filiais da sua empresa. Como a instalação do SPDA em seu estabelecimento, desde o projeto inicial até a implantação final. Nossa empresa também realiza laudos de funcionalidade do sistema, tudo visando a NBR 5419, norma que regulamenta esse tipo de equipamento no Brasil, atualizada em 2015.
Se sua empresa precisa de locação de gerador, ou qualquer tipo de serviços de engenharia elétrica, seja soluções para novas obras ou para problemas no sistema elétrico, contate a Exsergia.
Na Exsergia você encontra venda e locação de geradores de energia de 6 a 2.500 kVA, além de profissionais qualificados e todos os acessórios necessários para garantir um excelente atendimento. Oferecemos todo o tipo de suporte, seja emergencial ou não.
Entre em contato conosco
Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (13) 3219.1206 | (13) 99794-0005, nos envie uma mensagem no WhatsApp, fale por e-mail ou aqui pelo site.
A Exsergia, localizada em Santos – São Paulo, e tem sua filial na Cidade de Miranda, em Mato Grosso do Sul/MS, com serviços de infraestrutura, serviços de engenharia, manutenção preventiva, preditiva, corretiva e emergencial para sistemas elétricos e locação de geradores. Nossos serviços atendem todo o Brasil.