Sistema elétrico: 5 Sinais de que você precisa contratar um serviço de manutenção.
Como saber se o meu sistema elétrico está com problemas?
Todos já passaram por uma queda de energia ou por uma falha no sistema elétrico, mas você conhece quais os fatores que antecedem esses acontecimentos?
Se prevenindo você pode, além de garantir a sua segurança e conforto, garantir a qualidade da rede elétrica do seu ambiente.
Confira mais abaixo:
5 sinais de que você precisa contratar um serviço de manutenção para o seu sistema elétrico:
1- Distribuição irregular de energia
Se ao entrar em determinado cômodo você perceber que
a luz do ambiente está mais fraca que o normal, que os equipamentos demoram para carregar ou se quer ligam e que os interruptores demoram para serem ativados, fique atento.
Essas são características observáveis que podem se relacionar a uma má distribuição da energia no sistema elétrico, onde todos os demais cômodos apresentam um desempenho normal em relação a energia, porém um deles apresentas as características citadas e gera uma dificuldade no uso daquele espaço.
É necessário verificar se existem componentes danificados, cabos expostos, corrompidos ou danificados, se as saídas de energia foram instaladas adequadamente e se o sistema elétrico daquele cômodo está adequadamente dimensionado e instalado em relação a rede elétrica da edificação como um todo.
2-Tomadas não funcionam.
Esse sinal é um dos mais claros de problemas com a rede elétrica, se um local não fornece energia elétrica para tomadas ou interruptores é necessário contatar um profissional da área de elétrica para avaliar o sistema nesse cômodo.
Existem diversos fatores que contribuem para esse fenômeno, como a distribuição irregular de energia já citada ou até danos nos cabos e demais componentes da instalação.
Uma curiosidade: Roedores e outros tipos de animais podem danificar um sistema elétrico.
A Exsergia já atendeu chamados emergências em cabines primárias de energia devido a desarmes causados por pequenos animais como roedores, que acabam fechando curto circuito com os componentes ou ainda, danificando os materiais do sistema.
3- Aparelhos e equipamentos não ligam
Esse caso pode ser decorrente das causas supracitadas. Insistir em tentar ligar os equipamentos no local pode danificar os aparelhos, então entre em contato com um profissional!
É necessário averiguar se o equipamento não liga realmente ou só em determinados locais, também deve-se observar a voltagem do equipamento, verificando se ela é compatível com a da rede local.
4- O uso de aparelhos interfere em outros cômodos
Imagine ligar um liquidificador e a televisão falhas/desligar, nesse âmbito doméstico as consequências são até reparáveis, mas levando para o contexto hospitalar, industrial ou empresarial um erro pode ser irreversível.
Se isso é recorrente consulte um profissional o mais breve possível.
Se ao utilizar um equipamento, outros aparelhos conectados na mesma rede ou até lâmpadas sofrerem uma interferência é necessário observar se não há uma sobrecarga do sistema elétrico.
5- Choques elétricos e curtos-circuitos
Se ao conectar um equipamento em uma tomada ou encostar em alguma superfície você recebe choques elétricos frequentemente pode ser consequências de uma falha no isolamento elétrico daquele lugar.
Um potencial de carga acima do normal no sistema elétrico local pode acarretar um curto-circuito, observe se os equipamentos aquecem acima do normal, param de funcionar e apresentam um odor de queimado, se o fusível é danificado ou os disjuntores desarmam é necessário realizar uma investigação da instalação como todo por um profissional habilitado.
Quais consequências um problema no sistema elétrico pode causar?
-Mal desempenho das atividades elétricas do ambiente.
-Falta de energia.
-Consumo excessivo de energia;
-Falha ou danos nos equipamentos elétricos.
-Riscos a integridade física e a vida.
Como prevenir um sistema elétrico de danos.
Chame um profissional.
Se notou alguns desses indicadores, chame um profissional da área elétrica para evitar danos graves no local e às pessoas, peça para realizar uma manutenção preventiva para garantir sua segurança.
Laudo elétrico conforme NR-10 e análise termográfica
Para conhecer mais sobre nossos serviços clique aqui.
Evite sobrecargas de saídas de energia
Não ligue diversos equipamentos em uma só tomada ou vários cabos de energia em uma só saída.
Evite sobrecarregar o sistema elétrico para se prevenir de curtos-circuitos e acidentes.
Evite “gambiarras”
Se notou alguma fiação exposta ou tomada mal instalada não tente realizar uma manutenção caso não seja um profissional, para evitar riscos a integridade física e ao local chame um eletricista.
Clique aqui e saiba como uma instalação elétrica de qualidade pode proteger seu sistema elétrico de danos.
Tire dúvidas
Entre em contato com a Exsergia para saber como se prevenir melhor e garantir que a sua rede elétrica continue atuando de acordo com o esperado.
Gostou do conteúdo? Leia mais aqui
Interessado em nossos serviços? Entre em contato.
(13)32191206
(13)997940005
Email: contato@exsegia.eng.br