Estudo de caso: a função de geradores em uma multinacional
O estudo de caso de hoje vai tratar sobre a locação de geradores e a manutenção de grupo gerador para empresas multinacionais. A estrela de hoje é uma empresa multinacional de origem francesa, que atua na confecção de vidros, atendendo áreas de indústria, construção, automobilística, entre outros.
Devido a problemas que teve com a manutenção de grupo gerador, a empresa entrou em contato com a Exsergia solicitando, com urgência, o serviço de manutenção e locação de geradores.
Para saber detalhes desse atendimento, acompanhe o texto e fique por dentro de quais necessidades a locação de geradores pode suprir.
Por que a multinacional precisou da locação de geradores?
Mesmo uma empresa grande não está imune aos imprevistos. Neste caso, faltou a manutenção de grupo gerador.
Na planta da empresa existiam dois equipamentos antigos de gerador de energia, que não tinham condições de serem utilizados. Diante dessa situação, a Exsergia enviou um técnico especialista para avaliar os equipamentos.
Qual foi a solução para o grupo gerador?
Para um dos geradores, foi aprovado o retrofit (modernização/manutenção) do equipamento, tornando-o apto para uso. Para realizar esse serviço, foi necessário mover o gerador de energia. Mas, claro, a empresa não poderia ficar desamparada.
A solução foi oferecer a locação de um gerador de energia enquanto a unidade da empresa era modernizada pela equipe da Exsergia.
A Exsergia é verticalizada, desta forma, atende o cliente em sua totalidade, desde logística, movimentação com guindaste, desinstalação do gerador, instalação de um gerador locado e posteriormente instalação do gerador realizado retrofit, está é a solução efetivada pela Exsergia.
O serviço de retrofit precisa ser realizado em um local específico, onde é possível avaliar todas as partes do gerador e identificar as peças que precisam ser trocadas por novas. Todas as peças substituídas são peças genuínas. Após a troca de peças por equipe técnica especializada com vasta experiência em geradores, também é necessário realizar novos testes para avaliar o desempenho do gerador e ter certeza que ele está apto para uso.
A Exsergia também proveu o teste do equipamento em sua planta para garantir o perfeito funcionamento na planta do cliente.
Depois da atuação da equipe de engenharia e manutenção da Exsergia, o equipamento foi levado de volta à empresa.
Toda essa solução é formada por um combo de serviços, sendo respeitado o orçamento inicial combinado entre a empresa e a Exsergia.
Finalizado o serviço com um dos geradores, o cliente programou o retofit para a sua outra unidade de gerador de energia. O cliente ficou satisfeito com o trabalho realizado e é desta forma que a Exsergia vem cativando seus clientes e provendo soluções técnicas a eles.
Quais serviços essa solução contemplou?
- Identificar o problema e levantar o que era necessário para resolvê-lo;
- Indicar o retrofit do gerador como solução;
- Fazer a retirada e a entrega tanto do gerador que iria para a manutenção, quanto da unidade locada;
- Fazer a instalação do grupo gerador locado;
- Realizar o retrofit do gerador da empresa;
- Oferecer o stand by, ou seja, a locação de gerador enquanto o retrofit era realizado;
- Entregar o gerador, após o retrofit, com os testes em dia e a comprovação de que estaria apto para funcionamento;
- Fazer a instalação do grupo gerador da empresa após o retrofit;
- Testar o gerador no cliente e realizar a entrega técnica.
O que foi determinante para a solução desse caso?
O atendimento técnico foi o ponto crucial para atender às expectativas da empresa multinacional. A expertise da equipe da Exsergia foi fundamental para identificar os problemas e propor a solução correta, principalmente por se tratar de um equipamento obsoleto.
Combinado à expertise e às soluções completas, a Exsergia oferece a todos os clientes um orçamento junto pelo serviço.
Prazo
Apesar de ser fundamental, a eficiência do serviço não é tudo. Respeitar os prazos que foram acordados com o cliente é de extrema importância para organização e planejamento do cliente, bem como é imprescindível para respeitar o orçamento inicial.
Neste caso em específico, a entrega do serviço foi feita antes mesmo do prazo previsto.
Participação do cliente
Colaborando com um trabalho transparente, o retrofit do gerador foi realizado com acompanhamento do cliente, deixando-o por dentro de cada etapa do serviço de manutenção de geradores de energia. inclusive a participação técnica do cliente foi crucial para atender a sua expectativa.
Além de o cliente ir até a Exsergia, onde o retrofit estava sendo realizado, a equipe de manutenção também enviava diariamente relatórios e imagens para o melhor acompanhamento do cliente e sua interação com cada etapa. O serviço foi realizado de forma dinâmica e participativa por ambas as empresas.
Locação de geradores aliada à manutenção de grupo geradores
Apesar do retrofit resolver o problema do cliente, a manutenção do grupo gerador não seria viável sem combiná-la com a locação. A empresa não poderia ficar sem um grupo gerador na planta da empresa.
Então, associar esses dois serviços foi fundamental para entregar a solução completa que o cliente precisava. O grupo gerador locado tinha a mesma potência das unidades da empresa, cobrindo completamente sua ausência.
Além disso, também foi feito todo o suporte técnico necessário, desde a instalação dos geradores locados, até a entrega do combustível e o auxílio para os colaboradores da empresa manejarem os geradores de energia locados. Simplesmente uma parceria e uma solução integrada, sem gerar problemas ao cliente.
Substituição por peças genuínas
Todas as peças que foram substituídas no gerador da empresa cliente eram legítimas. Adquirir essas peças é uma prática da equipe de compras e engenheiros da Exsergia. Ou seja, todas as peças foram substituídas pelas peças originais do motor, gerador e acessórios, no caso, da linha Scania.
Essa substituição foi acompanhada de perto pelo cliente, que pôde comprovar a originalidade das peças e optar por aumentar o escopo de manutenção, fazendo melhorias ao gerador de energia.
Além da manutenção corretiva, a Exsegia optou por realizar também a pintura do equipamento como um adicional ao serviço exigido pelo cliente. Não fazia parte do escopo de manutenção crítica que havia sido combinado.
A Exsergia sempre prioriza a satisfação do cliente e, por isso, optou por entregar o equipamento como se fosse novo. A pintura do gerador, apesar de não fazer parte do escopo de uma manutenção corretiva, é benéfica para a preservação do equipamento, tirando a parte oxidada e adiando que oxide novamente, assim, aumentando a longevidade da máquina e dando tranquilidade ao cliente.
O diferencial da Exsergia
Essa combinação de serviços só foi possível devido à pluralidade de segmentos dentro da Exesergia. A manutenção do grupo gerador era o serviço principal desse caso, no entanto, não supriria todas as necessidades do cliente.
Foi preciso combinar a avaliação, o transporte, movimentação de carga, a locação de gerador, o suporte técnico e a manutenção do grupo gerador para entregar uma solução completa e sob medida para o cliente.
Realizar todos esses serviços com uma única empresa também significa facilidade e economia para o cliente, facilitando a comunicação e a logística na entrega da solução do caso.
Atendendo às normas de segurança da indústria
Como dito no início, a empresa em questão é uma fabricante de vidros multinacional e, por isso, existem regras de segurança características da área da indústria.
Para adentrar o local e realizar a remoção e a entrega do grupo gerador é preciso avaliar as possibilidades e as regras do local. Tudo isso também é acompanhado por técnicos de segurança.
Para isso, a empresa de infraestrutura, locação e manutenção de geradores, como é a Exsergia, precisa contar com laudos e certificações. Por exemplo, documentações referentes ao atestado ASO, NR10, NR33, NR35. Naturalmente, para atuar nesse caso, a Exsergia precisa ter em mãos essas documentações, além de especializações extras para prestar serviço à indústria.
A Exsergia também disponibiliza de um seguro garantia de 3 milhões de reais, passando tranquilidade ao cliente em caso de alguma ocorrência na operação, também dispomos de engenheiro de segurança para garantir toda a operação.
Satisfação do cliente
Diante da solução oferecida, o cliente ficou satisfeito com a atuação da Exsergia. Além do planejamento para o retrofit de mais um grupo gerador, a empresa também pretende contratar a Exsergia para outros projetos e serviços, visto que, a Exsergia já é um parceiro antigo desta empresa. Com certeza teremos mais projetos entregues com satisfação ao cliente.
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Oferecemos locação de geradores para prédios, terminais, indústrias, mercados e eventos. Sem esquecer da manutenção preventiva e corretiva de todo o sistema elétrico, primordial para evitar acidentes e mal funcionamento do sistema elétrico.
Na Exsergia você encontra venda e locação de geradores de energia de 6 a 2.500 kVA, além de profissionais qualificados e todos os acessórios necessários para garantir um excelente atendimento. Oferecemos todo o tipo de suporte, seja emergencial ou não. Locação de gerador, ou qualquer tipo de serviços de engenharia elétrica, seja soluções para novas obras ou para problemas no sistema elétrico é com a Exsergia.
Não esqueça: é indispensável checar se há engenheiros no quadro de funcionários antes de escolher a empresa que irá realizar a instalação e a manutenção de geradores
Outros serviços:
Atendemos a todos os estados do Brasil, trazendo soluções para todas a filiais da sua empresa. Como a instalação do SPDA em seu estabelecimento, desde o projeto inicial até a implantação final. Nossa empresa também realiza laudos de funcionalidade do sistema, tudo visando a NBR 5419, norma que regulamenta esse tipo de equipamento no Brasil, atualizada em 2015.
As cabines primárias são a interface entre o sistema de distribuição de alta ou média tensão, e os consumidores. Elas normalmente são indicadas para clientes com demanda superior à 75kW. A principal vantagem da instalação desses equipamentos está na economia de energia elétrica, já que pode chegar até 30% no valor final da fatura.
Lembre-se que melhor do que corrigir problemas, é garantir que sua empresa esteja funcionando sempre da melhor maneira, sem risco de novos incidentes devido à falta de manutenção preventiva e preditiva para sistemas elétricos — isso, além de evitar transtornos, vai diminuir custos, pois evita ações corretivas.
A Exsergia, localizada em Santos – São Paulo, e tem sua filial na Cidade de Miranda, em Mato Grosso do Sul/MS, com serviços de infraestrutura, serviços de engenharia, manutenção preventiva, preditiva, corretiva e emergencial para sistemas elétricos e locação de geradores. Nossos serviços atendem todo o Brasil.