15
dezembro

Instalações elétricas: Conheça mais sobre e saiba como solicitar esse serviço.

O QUE SÃO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS?

Uma instalação elétrica é basicamente um circuito elétrico composto por diferentes componentes que levam energia de uma fonte geradora para toda a edificação onde está instalada.

Sua principal função é distribuir eletricidade para todos os cômodos de uma estrutura.

São como o sistema circulatório do corpo humano, são responsáveis por distribuir toda a energia necessária para alimentação de hospitais, indústrias e residências.

COMO FUNCIONA UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA?

 A energia elétrica, quando disponibilizada pela concessionária, chega na edificação por meio de entradas de energia que podem ser: postes, subestações, cabines primárias, secundárias etc.

Uma edificação pode, inclusive, trabalhar com mais de um tipo de entrada de energia (altas demandas de cargas).

 

ATENÇÃO NA HORA DA INSTALAÇÃO

Muito mais que tomadas e lâmpadas, uma instalação elétrica pode interferir no desempenho dos equipamentos ligados a ela, então, entenda como solicitar uma instalação de qualidade para garantir um desempenho adequado da sua rede elétrica e a segurança dos equipamentos e pessoas no local.

Você sabe quais os cuidados que sua empresa precisa ter com a infraestrutura elétrica? Veja aqui.

QUAIS COMPONENTES FAZEM PARTE DE UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA?

  • Cabines e subestações

Postes, subestações e cabines elétricas são responsáveis por transformar a energia de acordo com a finalidade da alimentação.

De modo geral, são compostas por muflas, chaves seccionadoras, para-raios, isoladores, disjuntores, relés de proteção, cabos elétricos e/ou busway e quadros gerais que alimentam os demais painéis.

  • QGBT

O quadro elétrico principal, quando de baixa tensão que alimenta os demais é denominado QGBT e possui diversos disjuntores que derivam para os demais quadros elétricos ou circuitos.

Quais componentes, modelos e onde serão instalados em uma instalação é definido pelo engenheiro elétrico responsável pela elaboração do projeto elétrico, que varia para diferentes tipos de estruturas, de predial, comercial, à industrial e hospitalar.

INSTALAÇÃO ELÉTRICA PREDIAL E COMERCIAL: DIFERENÇA

As instalações elétricas são diferidas de acordo com sua complexidade, demanda de potência instalada, riscos e tamanho físico da edificação.

Instalações prediais são menos complexas e de baixa tensão, enquanto as comerciais, geralmente são alimentadas em média ou alta tensão e possuem características mais complexas.

Instalações elétricas residenciais 

As redes domésticas são instalações residenciais onde, muitas vezes, um poste com transformador externo alimenta a residência ou edifício com baixa tensão (110V/220V).

Alguns condomínios contam com uma Cabine Primária interna própria de transformação devido a possuir uma demanda de potência maior instalada, sendo essa cabine responsável por distribuir para Centros de Medições e Quadros Elétricos que alimentarão os demais apartamentos.

Instalações elétricas comerciais

Lojas e comércios podem ser classificados de acordo com o seu tamanho e necessidade de demanda instalada, podendo ser alimentada em baixa ou média tensão.

Instalação elétrica industrial  e Hospitalar

Instalações industriais e hospitalares já possuem alta demanda de carga, com equipamentos de alta potência que precisam ser alimentados com tensões maiores. Além de grandes espaços físicos, tendo menor custo levar energia em alta tensão até o ponto mais próximo de alimentação.

Assim, esses locais contam com um sistema de transformação mais completo construídos internamente.

Os hospitais possuem características peculiares devido ao risco de perda de vidas e necessidade de sistemas ininterruptos, tendo a NBR 13534 específica para esse tipo de instalação.

ONDE SOLICITAR UMA INSTALAÇÃO DE REDE ELÉTRICA?

Busque por uma empresa de engenharia elétrica com uma equipe profissional da área, não só com pessoas responsáveis pela instalação em si, mas também com profissionais especializados na área de projetos elétricos e a civis a fim de definir quais as melhores estratégias para a estrutura que irá ser equipada com uma instalação elétrica garantindo a compatibilidade entre as disciplinas.

A Exsergia oferece todo o suporte para a realização desse serviço, além de também disponibilizar o serviço de manutenção periódica da mesma rede após sua instalação.

Entre em contato conosco e converse com nosso time para mais detalhes!

 

ERROS QUE COMPROMETEM SUA REDE ELÉTRICA NA HORA DA INSTALAÇÃO

Não contratar um profissional

A instalação de um circuito elétrico exige uma vistoria e um elaborado projeto para que a energia circule no local de forma segura, para isso inclusive existe normas as serem seguidas para diferentes tipos de edificações, normas de instalações elétricas como NBR 5410NBR 5444 e a NR10.

Portanto, para que todo o circuito seja instalado de forma adequada é necessário solicitar os serviços de um profissional ou empresa especializada.

Não se atentar ao projeto elétrico

Uma representação gráfica das instalações elétricas em uma edificação é denominada projeto elétrico executivo, essencial para um serviço de instalação.

Ele é o principal documento que irá orientar o profissional responsável pela instalação, logo esteja atento ao material, converse com o responsável pelo desenvolvimento do serviço, peça esclarecimentos sobre os pontos de saída de energia do local e suas ligações.

Leia mais sobre  projetos elétricos nesse link.

Não solicitar uma manutenção

Manutenção é uma palavra que sempre acompanha quando se trata de instalações e equipamentos elétricos e com razão, para garantir o bom desempenho da eletricidade em um ambiente é necessário realizar a manutenção do seu sistema.

Para prevenir que pequenos componentes defeituosos se tornem grandes problemas futuramente a manutenção preventiva é o ideal, o tempo determinado é estipulado pelo profissional que irá fazer a vistoria na rede para definir o melhor a se fazer, em geral, essas manutenções são realizadas com periodicidade mínima anual

Quer conhecer quais atividades fazem parte de uma manutenção elétrica? Clique aqui e leia mais

Outros serviços

Atendemos a todos os estados do Brasil, trazendo soluções para todas a filiais da sua empresa. Como a instalação do SPDA em seu estabelecimento, desde o projeto inicial até a implantação final. Nossa empresa também realiza laudos de funcionalidade do sistema, tudo visando a NBR 5419, norma que regulamenta esse tipo de equipamento no Brasil, atualizada em 2015.

Se sua empresa precisa de locação de gerador, ou qualquer tipo de serviços de engenharia elétrica, seja soluções para novas obras ou para problemas no sistema elétrico, contate a Exsergia.

Na Exsergia você encontra venda e locação de geradores de energia de 6 a 2.500 kVA, além de profissionais qualificados e todos os acessórios necessários para garantir um excelente atendimento. Oferecemos todo o tipo de suporte, seja emergencial ou não.

Lembre-se que melhor do que corrigir problemas, é garantir que sua empresa esteja funcionando sempre da melhor maneira, sem risco de novos incidentes devido à falta manutenção preventiva e preditiva para sistemas elétricos — isso, além de evitar transtornos, vai diminuir custos, pois evita ações corretivas.

Entre em contato conosco

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (13) 3219.1206 | (13) 99794-0005, nos envie uma mensagem no WhatsApp, fale por e-mail ou aqui pelo site.

A Exsergia, localizada em Santos – São Paulo, com serviços de infraestrutura, serviços de engenharia, manutenção preventiva, preditiva, corretiva e emergencial para sistemas elétricos e locação de geradores. Nossos serviços atendem todo o Brasil

Fale conosco