28
abril

EPI e EPC elétrico: Saiba como esses equipamentos vão te proteger.

Dia mundial da segurança e saúde no trabalho

No dia 28 de abril é comemorado o dia mundial da segurança e saúde no trabalho.

Essa data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1969, e foi estipulada para conscientizar sobre doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

Você conhece a história por trás dessa data? Clique aqui e saiba mais.

Em todas as profissões existem riscos à saúde, em diferentes níveis, cabe então aos profissionais de segurança estipularem as melhores alternativas de seguranças e às empresas zelarem pela saúde de seus funcionários no ambiente de trabalho.

EPI’s

O que significa EPI?

EPI é a sigla para Equipamento de proteção individual esses equipamentos são equipamentos utilizados por trabalhadores que atuam em áreas com algum nível de risco físico.

pessoas com equipamentos de proteção

Quais os tipos de EPI?

Existem diversos tipos de EPI’s para diferentes áreas de atuação, cada serviço pode exigir um tipo diferente de equipamento, indo de baixa à alta proteção.

Exemplos de EPI

Os equipamentos mais comuns entre áreas de prestação de serviços e engenharia são:

-Luvas de proteção (o material varia de acordo com o serviço risco);
-Máscaras (diversos modelos e materiais);
-Capacetes, viseira, capuzes e óculos de proteção.
-Botas ou proteção para os pés.

tipos de equipamentos de proteção

EPI e EPC: Qual a diferença?

EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. Esses equipamentos são utilizados para proteger um grupo de trabalhadores ou usuários em determinado ambiente.

A principal diferença é que os EPI ‘s são unitários e de uso pessoal e os EPC’s são utilizados por um coletivo de profissionais.

Exemplos de EPC’s: Placas e objetos de sinalização, grades, sirenes, cones, linhas de vida, faixas de segurança, cadeados, ventiladores e exautores, tapetes isolantes, varas de manobras etc.

 

 Riscos que um profissional de elétrica está exposto

Os profissionais que atuam diretamente com eletricidade estão expostos a diversos riscos, para isso os EPI’s e EPC’s são imprescindíveis e obrigatórios a fim de garantir a segurança do trabalhador durante as atividades ou até o uso do sistema elétrico.

Alguns riscos que os EPI’s podem precaver são:

-Choques elétricos;
-Queimaduras;
-Quedas e impacto de fragmentos;
-Incêndios;
-Explosões;
-Arcos elétricos que causam eletrocutarão.

 

 

 EPI da área de serviços elétrico

Para os profissionais que necessitam interagir diretamente com eletricidade ou trabalham em ambientes na qual estão expostos aos riscos elétricos, existem tipos específicos de equipamentos de proteção, como:

-Luvas de proteção: Para a área de elétrica também existem diferentes tipos de materiais para se adequar a cada tipo de serviço e potência da instalação, indo desde borrachas, materiais antitérmicos até isolantes.

-Cintos de segurança: Por vezes um eletricista ou profissional de elétrica precisa realizar serviços em locais altos, onde é necessário o uso de cintos de segurança para mantê-lo assegurado de quedas.

– Capacetes de segurança: Para diferentes ambientes é necessária essa proteção na região da cabeça, esse item é obrigatório principalmente para profissionais de elétrica que prestam serviços em construções, canteiros de obra ou para ambientes com estrutura mais perigosas.

– Roupas especiais: Roupas com materiais antitérmicos ou com proteção especial para diferentes partes do corpo são extremamente necessárias para um profissional que se envolve com eletricidade.

-Óculos de proteção: A área dos olhos deve estar bem protegida quando se trabalha em locais próximos a eletricidade, então óculos de diferentes materiais são usados por profissionais eletricistas. Também podem acompanhar outros adereços como viseiras.

-Vestimenta NR10: Vestimentas específicas com tecido com proteção contra queimas. São classificadas quanto ao risco.

luva, colete, oculos, capacete

Curiosidade: Você sabia que um uniforme convencional de empresa pode ser um EPI?

Sim, quando um funcionário está uniformizado essa vestimenta vira uma identificação de onde ele trabalha, assim caso ocorra algum acidente o uniforme indicará um local onde possa ter informações de contatos ou até responsáveis por esse profissional.

 

 EPC’s da área de elétrica: 

-Cones ou faixas de sinalização: Elementos que indicam que aquela área está isolada por motivos de segurança, sinalizando para outras pessoas não acessá-la.
-Extintor de incêndio: Um dos riscos da área de elétrica é o de incêndio, logo é necessário no ambiente ou dentro dos equipamentos que os profissionais forem transportar, estar presente um extintor de incêndio.
– Isolantes:  Usados para manter determinada instalação elétrica desvinculada de uma região para prevenir o risco elétrico, isolar equipamentos ou ambientes realmente. Exemplos de isolantes: Tapetes, mantas, grades e banquetas.

Vale ressaltar que esses EPC’s devem ser mantidos e guardados de forma adequada para garantir seu pleno funcionamento quando necessário.

Além de serem substituídos ou revalidados de acordo com as suas respectivas validades.

 

Conclusão

Segurança é indiscutível e indispensável em qualquer tipo de trabalho, hoje no Dia Mundial da Saúde e segurança no trabalho somos estimulados a dar mais atenção e zelar pela integridade do trabalhador conhecer mais sobre como se prevenir de forma adequada e conscientizar sobre o assunto para todas as pessoas.

segurança

Leia outros posts aqui.

Para mais novidades sobre nossos serviços e sobre o mundo da engenharia elétrica acompanhe nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Interessado em nossos serviços? Entre em contato:

(13)32191206

(13)997940005

E-mail: contato@exsergia.eng.br

Fale conosco