Sistema de climatização: tudo que você precisa saber.
O que é um sistema de climatização?
Um sistema de climatização é um conjunto de equipamentos que atuam de forma interligada para climatizar e ventilar um ambiente.
Um sistema de climatização corretamente projetado é responsável por controlar não apenas a temperatura mas sim de realizar o tratamento do ar como o controle da humidade relativa, a pureza do ar, o controle da concentração de CO2 e também a distribuição do ar, que deve ocorrer de forma homogênea de maneira que preserve o conforto em todos os pontos do ambiente a ser climatizado.
Existem diversas tipologias de sistemas de condicionamento de ar:
Expansão direta: Sistemas pequeno e médio porte, comercial e residencial.
Expansão indireta: Sistemas grande porte, shopping, hospitais, edifícios comerciais e industrias.
Em geral, ele é composto por uma ou mais unidades internas, chamada de evaporadoras, e uma ou mais unidades externas, chamada de condensadoras onde as evaporadoras são responsáveis por realizar a distribuição e o tratamento do ar e de retirar o calor do ambiente, já a condensadora tem a função de rejeitar calor para o meio externo.
As unidade evaporadoras e condensadoras são interligadas entre si através de tubulações onde no seu interior circulam um fluído que por sua vez tem a função de realizar o transporte do calor absorvido pela unidade evaporadora e entrega-lo a unidade condensadora onde a mesma irá rejeitar esse calor proveniente do ambiente climatizado.
Já em sistemas de grande porte, são utilizado equipamentos do tipo expansão indireta, as chamadas CAG’s, Centrais de Água Gelada composta por Chiller’s (resfriadores de líquido), bombas e fancoil’s onde o fluído responsável pelo de transporte de calor pode ser água ou alguma solução apropriada ao processo.
Exemplo de unidade interna em sistema simples de climatização:
Tipos de climatizadores:
Existem diversos tipos de sistema de climatização para ambientes diversos, com diferentes portes e complexidade. Alguns tipos são:
-Ar-condicionado central
-Split system
-VRF/VRV
-Chillers (Centrais de Água Gelada – CAG);
-Self contained
Pensar que um sistema de climatização é necessário apenas para resfriar ou aquecer um local não está totalmente errado, mas existem muito mais benefícios do que manter um ambiente frio ou quente. Confira mais abaixo:
O que um sistema de climatização faz?
Preservação e segurança dos equipamentos e do ambiente:
Um dia extremamente quente ou frio pode afetar os equipamentos de um ambiente.
Existem aparelhos que executam funções que os aquecem, para eles mesmo nos dias frios é necessário garantir que o ambiente onde ele esteja atuando seja climatizado.
Além de que um ambiente com uma temperatura controlada proporciona uma preservação dos componentes do local.
Renovação do ar local:
Um sistema de climatização também pode realizar a função de renovação do ar local, o qual é extremamente importante para espaços mais fechados e que precisam manter uma temperatura interna controlada.
Para evitar que impurezas, partículas de poeira ou microrganismos permaneçam circulando em um local fechado, o sistema de climatização capta e renova esse ar para garantir a segurança das pessoas no local.
Vale ressaltar que é necessário realizar a limpeza dos filtros presentes nesses sistemas.
Controle da umidade:
A umidade pode ser um grande incômodo tanto para as pessoas quanto para estrutura de um ambiente, um ar seco ou úmido demais pode gerar muitos problemas.
Empresas com um sistema de climatização adequado podem controlar esse fator dentro do espaço climatizado.
Conforto:
Esse é o fator mais perceptível para os frequentadores do local. Um ambiente com a temperatura adequada trás mais conforto para as pessoas e pode estimular uma melhor produtividade nas atividades internas do negócio.
Exsergia e instalação de sistema de climatização
Alguns serviços relacionados a instalação de um sistema de climatização que a Exsergia realiza são:
Projeto de Climatização
Considera o uso do local, espaço físico para instalações, normas e legislações para as variáveis de umidade, temperatura e concentração de gases, além de conservação de equipamentos e máquinas.
Instalação de Climatização
Após o projeto e determinação do tipo de sistema de climatização: split system, VRF, chillers, etc, se faz necessária a instalação de infraestrutura frigoríferas e elétrica para alimentação dos equipamentos.
Leia mais sobre climatização industrial clicando aqui.
Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC)
Esse plano é realizado anualmente com o intuito de garantir a segurança dos usuários no ambiente climatizado e é exigido pela Portaria 3.523 para sistemas com capacidade de refrigeração abaixo de 60.000 BTU/H ou 5TR.
Nele são levantados os equipamentos presentes e estabelecido um planejamento de operação e manutenção das máquinas de acordo com o uso e recomendações técnicas.
Análise da Qualidade do Ar
É obrigatória para ambientes climatizados e tem como objetivo identificar concentrações de gás carbônico, gêneros fúngicos, biodispersóides, entre outros.
São avaliados diversos parâmetros como temperatura, velocidade do ar, umidade relativa do ar, contagem de aerodispersóides e microoganismos.
É essencial para a garantia da saúde, principalmente respiratória, dos usuários do espaço climatizado.
Exsergia em ação
Um case de sucesso na Exsergia é a Análise da Qualidade de Ar e PMOC em uma empresa voltada para o ramo Industrial localizada em Itupeva – São Paulo.
Além de cases de diversos serviços de projetos e instalações de sistemas de climatização em hospitais, indústrias, varejos, entre outros, com diversas capacidades de refrigeração.
Confira esse e outros serviços nossos aqui.
Conclusão:
Um sistema de climatização é ideal para manter a qualidade térmica de um ambiente, porém é necessário que a instalação desses equipamentos seja feita através de uma empresa com experiência e expertise no mercado.
Contrate a Exsergia e garanta a instalação do seu sistema com qualidade e segurança.